sábado, 6 de maio de 2017

Como Fazer Aerografia

O conceito de aerografia remonta aos tempos do neolítico, onde o homem primitivo moía pequenas frutas em sua boca com a finalidade de aplicar o pigmento extraído delas nas paredes das cavernas. Ainda bem que, um bom tempo depois, os aerógrafos foram inventados no final do século XX. Desde então, vários artistas se valem desta ferramenta para criar incríveis obras de arte. Segue abaixo algumas dicas para você iniciar a areografia de sua própria obra prima.




1)Reúna seus materiais. A aerografia de sucesso requer alguns materiais bastante específicos: confira quais são no tópico "Materiais necessários" e se prepare. Disponha a placa laminada sobre a mesa, ou cavalete, encha um balde com água e tenha por perto - de forma acessível - suas outras ferramentas.


2) Conheça as suas ferramentas. Para usar o aerógrafo da maneira correta, é necessário o conhecimento de cada componente do processo, e como cada material contribui para os efeitos desejados. Existem dois tipos de aerógrafos: os de ação simples, e os de ação dupla. O aerógrafo de ação dupla vai oferecer maior controle, ao passo que, o aerógrafo de ação simples tem menos componentes e é mais fácil de limpar;

A ponta do aerógrafo é a parte onde as agulhas de aplicação ficam. Dependendo do seu projeto de arte, diferentes tipos agulhas podem ser demandadas;

O spray do aerógrafo é pulverizado com o auxílio de uma fonte de ar. A maioria dos trabalhos com o aerógrafo exige um compressor de 100 PSI, a uma taxa constante. Consulte um profissional ao procurar uma fonte de ar condizente com seu projeto.

3) Prepare sua tinta. Usando alguma lata ou tigela, misture sua tinta acrílica com um pouco de água até obter uma textura leve (verifique qual é o tipo da tinta, e a necessidade de diluí-la ou não). Lembre-se de que - na tinta - você pode adicionar água à vontade, mas não há possibilidade alguma de se retirar o excesso de água dela: portanto, vá adicionando agua devagar e aos poucos. Alcançar a consistência ideal requer tempo e prática. Cada projeto demandará diferentes tipos de tinta. Considere a superfície a ser pintada e ajuste sua tinta em conformidade. Por exemplo, a pintura têxtil exige uma tinta que é macia e flexível, e que não rache mesmo depois da peça ter sido usada ou lavada. Por outro lado, uma tinta mais robusta e menos flexível seria a mais adequada para uma aerografia em superfícies metálicas.

4) Teste sua tinta. Ajuste a tampa ou a válvula da agulha de seu aerógrafo de forma que ela deixe espaço suficiente para a saída de ar. Pulverize tinta em um papel de rascunho para testar a homogeneidade da pintura, e também o gatilho de seu aerógrafo. Para obter um efeito regular, mantenha o spray cerca de 20 centímetros de distância da superfície a ser pintada.

5)Pratique o controle de aplicação (atomização). A atomização se refere a quão pequeno pode ficar o traço das partículas de tinta aplicadas quando pulverizadas. Alta pressão resultará em uma atomização mais fina do traço. O tipo e a viscosidade da tinta afetarão seu grau de atomização. Experimente diferentes tintas para alcançar o efeito desejado;
Para uma pulverização mais precisa, equipe seu aerógrafo com uma agulha de aplicação mais fina e uma tinta de baixa viscosidade. Use o compressor em baixa pressão para esta tarefa (15-40 PSI).

6) Pratique a limpeza do seu aerógrafo. Retire o frasco de tinta do aerógrafo, e o mergulhe o aparelho no interior do balde com água. Faça com que o ar passe por dentro dele para remover a pintura. Isto evitará que as cores se misturem no interior do aparelho. Depois, com outro jato de ar, sopre para fora - em um papel, ou guardanapo - o excesso de água em seu interior.

Parte 2
Comece a Aerografar

1) Esboce o seu desenho. Faça um esboço de seu trabalho com traços leves na placa laminada, usando um lápis. Elimine os erros com uma borracha comum, e reduza os traços mais escuros, se você desejar, tanto quanto possível. Afaste-se do seu esboço e avalie se o resultado é o que você tem em mente.

2)

Comece a pintar. Durante o processo de pintura, use uma cor de cada vez e pinte em camadas (as cores de baixo primeiro e depois as de cima). Geralmente são utilizadas as cores mais claras e depois as cores mais escuras. Preencha as grandes áreas de seu desenho em primeiro lugar.
  • Vede ou mascare as áreas que você não deseja pintar. Você pode usar uma folha de plástico com fita adesiva - como o papel contact - para esta tarefa (o que é chamado de frisket). Usando um estilete, recorte a área da proteção de plástico que deseja usar, e depois de fixada, remova a área extra. Destaque o frisket da área coberta quando estiver concluída a aplicação de tinta. Você também pode usar fita adesiva e recortes de papel como moldes para pintar formas pontiagudas, arestas, etc.
  • Termine o seu desenho com uma agulha fina, pintando os detalhes. Como você já aprendeu, será necessário diminuir a pressão do ar para uma ordem de 15 a 40 PSI nesta tarefa.3)
       
    3)Sele a pintura. Quando você terminar sua arte, aplique um spray fixador sobre a pintura para selá-la.
    • Fique de 3 a 4 metros de distância e pulverize a área que recebeu a tinta com movimentos horizontais contínuos. Seja cuidadoso para não usar o spray em excesso.
    • Deixe secar e depois aplique uma segunda demão. Se quiser, a segunda demão pode ser aplicada com movimentos verticais. 
    •  
    • 4)  Limpe o aerógrafo. Limpe o aerógrafo quase que imediatamente após terminar de pintar, para que a tinta não seque dentro dele e não obstrua a agulha. Para garantir que você limpou tudo, desmonte o aerógrafo (tomando cuidado com a frágil agulha).
    5) Desenvolva suas habilidades. Para aprender diferentes técnicas de aerografia, procure vídeos na internet. Da próxima vez que você estiver em uma área urbana, procure pelas pessoas que fazem pinturas com aerógrafo nas calçadas, e outros artistas (como grafiteiros e pintores comerciais). Ao observar os métodos de outras pessoas, você vai poder incorporá-los em seu próprio estilo singular de aerografia.



    Dicas

    • É mais recomendado o uso de um aerógrafo de dupla ação, que permite controlar separadamente a liberação de ar e a emissão de tinta;
    • Se você está apenas começando e o investimento para comprar um compressor for muito caro, você pode tentar alugar um tanque de CO² de uma casa de solda.

    Avisos

    • Certifique-se de que há ventilação decente na sala em que se trabalha com um aerógrafo. Use ambientes externos ou salas com várias janelas abertas para aerografar;
    • Use também uma máscara ou respirador de especificações aprovadas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

    Materiais Necessários

    • Conjunto de aerógrafo de dupla ação, com mangueiras, jarros e frascos
    • Compressor, ou tanque de ar comprimido
    • Espaço aberto, ou bem ventilado
    • Tinta acrílicas
    • Trapo
    • Placa laminada
    • Lápis
    • Borracha
    • Estilete
    • Cavalete
    • Papel contact para usar como frisket (ou simplesmente papel e fita adesiva)
    • Fita adesiva
    • Rascunhos de papel
    • Spray fixador
    • Balde pequeno ou tigela
    • Agua
    • Máscara (opcional)
    •  
    • Melhore suas aerografia em Menos de 8 semanas Aqui: http://bit.ly/aerografiagratis



Imagem intitulada Airbrush Step 9

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário